Restauro del R4 de miguelpinto
+16
R Siete7
EUSE
gonza777
patroleitor
Miskaxry
Jose_Alaraz
r5tito
rofman4x4
falolas
juanlu4l
Karpetano
Oscar_4Clan
4ROMBOSTL
valente
CinquilloTX
miguelpinto
20 participantes
Clasicos Renault :: TALLER ::
Página 1 de 3.
Página 1 de 3. • 1, 2, 3
Restauro del R4 de miguelpinto
30/01/2007
Corria o ano de 1992 quando herdei a Renault 4GTL de um tio, carro que já lhe pertencia desde 1984, ano em que a comprou a um irmão, por sinal o primeiro titular do registo de propriedade. Comprada no concessionário Renault “RECAR 1” do Porto a 4 de Março de 1982.
Por assim dizer, acho que este carro sempre esteve na família. Era carro onde já tinha andado. Lembro-me nesses anos 80 das viagens do Porto a Resende à “terra” do meu pai, quando as estradas nacionais ainda eram a única alternativa, das inúmeras viagens a Vigo ao “El Corte Inglés”, tempo em que a ida a um hipermercado ou shopping-center obrigava a vestir o fato de domingo e farnel na bagageira, enfim, outros tempos...
Chegou às minhas mãos com 125.243 km, revisão feita à pouco e pneus quase novos. Depressa lhe tomei o gosto, apesar da gasolina ser cara e os escudos não serem muitos, rapidamente se habituou a percorrer o norte de Portugal em busca de aventuras, por estradas e carreiros, monte acima, quer em busca de belas paisagens no Marão e Gerês para acampar, quer atrás do nacional de rallies... Várias foram as vezes que cruzou a fronteira em direcção à Galiza tendo atingido a Coruña como local mais a norte.
Inicialmente foi o carro da família, muitas vezes (quase todos os meses) rumava a Pinheiro de Lafões, no distrito de Viseu, onde tenho casa de minha mãe e de lá regressava carregadinha até à rolha de batatas, cebolas, garrafões de vinho e até criação, quando havia; vinha sempre a bater com os apoios da suspensão no chassis, de tão derreada, coitada... Nunca me deixou ficar mal, sempre bem atestada de carga, mas sempre a rolar!
Com o tempo, perdeu o estatuto de carro de serviço, para ser a relíquia da família, saindo aos fins-de-semana, e só quando não chovia. Com a entrada para o 4.clube.portugal, voltou a fazer mais km’s que o habitual, mas chegava a altura de uma intervenção de fundo.
Passados tantos ano, ganhei vergonha, e agora com 250.000 km vai fazer um "face-lift", que está na moda!!!
Ficam aqui as primeiras fotos para o registo, expondo as mazelas e os achaques, na certeza de que para breve mais uma se juntará às que tiveram a sorte de não apodrecer até não haver remédio...
Para rematar, vou tentar refazer o carro por forma que se assemelhe o mais possível ao dia em que deixou o stand, excepto no tecto de abrir que já lá está à mais de 23 anos e que me deu uma trabalheira a legalizar.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Brevemente mais novidades...
Corria o ano de 1992 quando herdei a Renault 4GTL de um tio, carro que já lhe pertencia desde 1984, ano em que a comprou a um irmão, por sinal o primeiro titular do registo de propriedade. Comprada no concessionário Renault “RECAR 1” do Porto a 4 de Março de 1982.
Por assim dizer, acho que este carro sempre esteve na família. Era carro onde já tinha andado. Lembro-me nesses anos 80 das viagens do Porto a Resende à “terra” do meu pai, quando as estradas nacionais ainda eram a única alternativa, das inúmeras viagens a Vigo ao “El Corte Inglés”, tempo em que a ida a um hipermercado ou shopping-center obrigava a vestir o fato de domingo e farnel na bagageira, enfim, outros tempos...
Chegou às minhas mãos com 125.243 km, revisão feita à pouco e pneus quase novos. Depressa lhe tomei o gosto, apesar da gasolina ser cara e os escudos não serem muitos, rapidamente se habituou a percorrer o norte de Portugal em busca de aventuras, por estradas e carreiros, monte acima, quer em busca de belas paisagens no Marão e Gerês para acampar, quer atrás do nacional de rallies... Várias foram as vezes que cruzou a fronteira em direcção à Galiza tendo atingido a Coruña como local mais a norte.
Inicialmente foi o carro da família, muitas vezes (quase todos os meses) rumava a Pinheiro de Lafões, no distrito de Viseu, onde tenho casa de minha mãe e de lá regressava carregadinha até à rolha de batatas, cebolas, garrafões de vinho e até criação, quando havia; vinha sempre a bater com os apoios da suspensão no chassis, de tão derreada, coitada... Nunca me deixou ficar mal, sempre bem atestada de carga, mas sempre a rolar!
Com o tempo, perdeu o estatuto de carro de serviço, para ser a relíquia da família, saindo aos fins-de-semana, e só quando não chovia. Com a entrada para o 4.clube.portugal, voltou a fazer mais km’s que o habitual, mas chegava a altura de uma intervenção de fundo.
Passados tantos ano, ganhei vergonha, e agora com 250.000 km vai fazer um "face-lift", que está na moda!!!
Ficam aqui as primeiras fotos para o registo, expondo as mazelas e os achaques, na certeza de que para breve mais uma se juntará às que tiveram a sorte de não apodrecer até não haver remédio...
Para rematar, vou tentar refazer o carro por forma que se assemelhe o mais possível ao dia em que deixou o stand, excepto no tecto de abrir que já lá está à mais de 23 anos e que me deu uma trabalheira a legalizar.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Brevemente mais novidades...
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:34 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
05/02/2007
Os para-lamas estavam num estado que mereciam ser trocados por novos...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Os para-lamas estavam num estado que mereciam ser trocados por novos...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:34 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
09/02/2007
Depois de ler as palavras do Fernando Palma sobre o que foi descobrindo na sua carrinha à medida que se ía desmontando tudo, chego à conclusão que o meu caso não está nada famoso...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Mas perder a esperença é que não, agora está para ir até ao osso... Nem que doa, aiii....
Depois de ler as palavras do Fernando Palma sobre o que foi descobrindo na sua carrinha à medida que se ía desmontando tudo, chego à conclusão que o meu caso não está nada famoso...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Mas perder a esperença é que não, agora está para ir até ao osso... Nem que doa, aiii....
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:35 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
13/02/2007
Mandei vir um distribuídor novo, pois o que tinha era recuparado e não estava muito bom; começa o trabalho de eliminação de ferrugem e pontos críticos.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Mandei vir um distribuídor novo, pois o que tinha era recuparado e não estava muito bom; começa o trabalho de eliminação de ferrugem e pontos críticos.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:36 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
28/03/2007
Depois de algum tempo parado, recomeçou o trabalho na AG.
Para começar, vão sendo remendados os buracos (crateras) que a ferrugem deixou ao fim destes anos todos, na zona da mala e cava das rodas.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Também foi reforçado a zona sobre a cava da roda e retirada a ferrugem nas ilhargas e bacalhaus.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Não é que esteja em muito mau estado, o fundo está também a ser alvo de intervenção, com alguns remendos junto à travessa.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Foi já também retirada a porta da mala, que está a ser tratada, sendo a ultima, pois as outras já têm o primário e aguardam num canto para pintura.
Esta tarde fui levantar as jantes que estiveram 15 dias para restauro.
Estão bonitas, mas a brincadeira já vai em 100€ aquando da sua aquisição no sucateiro + 120€ do restauro e aínda faltam os pneus... enfim, já que se começou, só queria que tudo estivesse pronto para o encontro de Almeida!
A ver vamos...
Depois de algum tempo parado, recomeçou o trabalho na AG.
Para começar, vão sendo remendados os buracos (crateras) que a ferrugem deixou ao fim destes anos todos, na zona da mala e cava das rodas.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Também foi reforçado a zona sobre a cava da roda e retirada a ferrugem nas ilhargas e bacalhaus.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Não é que esteja em muito mau estado, o fundo está também a ser alvo de intervenção, com alguns remendos junto à travessa.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Foi já também retirada a porta da mala, que está a ser tratada, sendo a ultima, pois as outras já têm o primário e aguardam num canto para pintura.
Esta tarde fui levantar as jantes que estiveram 15 dias para restauro.
Estão bonitas, mas a brincadeira já vai em 100€ aquando da sua aquisição no sucateiro + 120€ do restauro e aínda faltam os pneus... enfim, já que se começou, só queria que tudo estivesse pronto para o encontro de Almeida!
A ver vamos...
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:36 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
04/04/2007
Mais uma passagem pela oficina deu para verificar que o trabalho vai andando... sempre na companhia do meu perito particular em obras de resaturo!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Pronta para a pintura definitiva já está a porta da mala, onde foram tapados os buracos da luz de nevoeiro e marcha atrás... as outras 4 já estão neste estado faz mais de 15 dias.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Já sem os páralamas da frente para limpeza de emendas e substituíção de betumes, bem como o tratamente de alguma (muita) ferrugem...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
A carroceria também tem andado de forma aceitável, está a ser toda lixada à mão nas zonas mais críticas e já apresenta algum tratamento primário e massa vedante junto à cava das rodas. Como na zona do tecto de abrir a napa da forra do tejadilho está cortada e colada, optou-se por não mexer muito e daí os jornais para não sujar.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Por hoje é tudo, vamos a ver se o trabalho anda depressa, já dei instruções ao meu técnico particular para que, sempre que sai às 17 horas do infantário, passar por lá e melgar os artistas...
Mais uma passagem pela oficina deu para verificar que o trabalho vai andando... sempre na companhia do meu perito particular em obras de resaturo!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Pronta para a pintura definitiva já está a porta da mala, onde foram tapados os buracos da luz de nevoeiro e marcha atrás... as outras 4 já estão neste estado faz mais de 15 dias.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Já sem os páralamas da frente para limpeza de emendas e substituíção de betumes, bem como o tratamente de alguma (muita) ferrugem...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
A carroceria também tem andado de forma aceitável, está a ser toda lixada à mão nas zonas mais críticas e já apresenta algum tratamento primário e massa vedante junto à cava das rodas. Como na zona do tecto de abrir a napa da forra do tejadilho está cortada e colada, optou-se por não mexer muito e daí os jornais para não sujar.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Por hoje é tudo, vamos a ver se o trabalho anda depressa, já dei instruções ao meu técnico particular para que, sempre que sai às 17 horas do infantário, passar por lá e melgar os artistas...
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:44 pm, editado 2 veces
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
10/04/2007
Ontem mais um saltinho à oficina e mais alguns desenvolvimentos...
A colocação de um producto de impermeabilização da chapa na zona das das rodas. Penso que se chama "flintcout", mas não sei se é assim que se escreve, só sei que parece alcatrão e é pulverizado à pressão.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Também já foi remendado o chão (que não foi novo por causa do costume, €€€) nas zonas em que estava mais mal tratado, àrea onde, segundo informações, também será impermeabilizada.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Para já, o cenário possível de apresentar... A ver vamos se ficará tudo pronto a tempo!
Ontem mais um saltinho à oficina e mais alguns desenvolvimentos...
A colocação de um producto de impermeabilização da chapa na zona das das rodas. Penso que se chama "flintcout", mas não sei se é assim que se escreve, só sei que parece alcatrão e é pulverizado à pressão.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Também já foi remendado o chão (que não foi novo por causa do costume, €€€) nas zonas em que estava mais mal tratado, àrea onde, segundo informações, também será impermeabilizada.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Para já, o cenário possível de apresentar... A ver vamos se ficará tudo pronto a tempo!
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:37 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
12/04/2007
Mais uma ída ao doutor e uma agradável surpresa...
...os interiores estão a ser pintados!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Em conversa com o pessoal lá da oficina, as boas notícias são que a pintura fica pronta até ao dia do encontro, mas as más é que fica a faltar montar o carro com tudo o que estava no interior...
Tá-se mesmo a ver, vou ter novamente o dístico com o número 00...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Mais uma ída ao doutor e uma agradável surpresa...
...os interiores estão a ser pintados!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Em conversa com o pessoal lá da oficina, as boas notícias são que a pintura fica pronta até ao dia do encontro, mas as más é que fica a faltar montar o carro com tudo o que estava no interior...
Tá-se mesmo a ver, vou ter novamente o dístico com o número 00...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:45 pm, editado 2 veces
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
23/04/2007
A ultima ída à oficina registou mais um avanço...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
A ultima ída à oficina registou mais um avanço...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
26/04/2007
Quentes e boas...
Mais uma visitinha hoje ao fim da tarde e o cenário era animador.
Depois de saír da estufa foram montadas as portas, as borrachas estão a ser colocadas e deu para ver que o fundo depois de todo reparado já tinha uma camada de impermeabilizante, estando a ser colocado uma massa vedante esquisita no mesmo. Apesar de se notar onde foram feitos os enxertos, o aspecto geral é muito bom para a vista. O bigode já foi pintadinho de preto, como manda a lei. Estou a pensar não voltar a colocar os tapetes de borracha, uma vez que a meu ver são os responsáveis por muita da corrosão no chão, dado que dificultam a evaporação da humidade.
As palas, apesar de serem as originais vão ser trocadas por umas novas mas com a inscrição “4L” e fiquei de levar amanhã o material que está na minha garagem: as mesmas, a grelha de plástico e as chapas de matrícula (novas).
As jantes, para já, ficam as que estão, para que sejam também pintadas e só no final vão para a prateleira dando lugar às novas belezas de alumínio que me custaram os olhos da cara mais o cebo para o restauro e vamos aínda ver se o resto dos trocos vais chegar para os pneus 155...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Não vejo a hora de comprar o autocolante do clube para a porta do porão.
Enfim, depois de nos metermos num buraco destes, saír vivo (e aínda casado) é uma sorte...
Quentes e boas...
Mais uma visitinha hoje ao fim da tarde e o cenário era animador.
Depois de saír da estufa foram montadas as portas, as borrachas estão a ser colocadas e deu para ver que o fundo depois de todo reparado já tinha uma camada de impermeabilizante, estando a ser colocado uma massa vedante esquisita no mesmo. Apesar de se notar onde foram feitos os enxertos, o aspecto geral é muito bom para a vista. O bigode já foi pintadinho de preto, como manda a lei. Estou a pensar não voltar a colocar os tapetes de borracha, uma vez que a meu ver são os responsáveis por muita da corrosão no chão, dado que dificultam a evaporação da humidade.
As palas, apesar de serem as originais vão ser trocadas por umas novas mas com a inscrição “4L” e fiquei de levar amanhã o material que está na minha garagem: as mesmas, a grelha de plástico e as chapas de matrícula (novas).
As jantes, para já, ficam as que estão, para que sejam também pintadas e só no final vão para a prateleira dando lugar às novas belezas de alumínio que me custaram os olhos da cara mais o cebo para o restauro e vamos aínda ver se o resto dos trocos vais chegar para os pneus 155...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Não vejo a hora de comprar o autocolante do clube para a porta do porão.
Enfim, depois de nos metermos num buraco destes, saír vivo (e aínda casado) é uma sorte...
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
27/04/2007
Já vejo a luz ao fundo do túnel...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Tá quase!!!...
Já vejo a luz ao fundo do túnel...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Tá quase!!!...
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:46 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
28/04/2007
Depois de me ter sido garantido que esta semana ficava pronta, estas são as ultimas da AG.
Tem umas saias de jornal para proteger a pintura, uma vez que está a levar com o anti-gravilha.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
O tanque de gasolina saiu fora, uma vez que vertia um pouco e era necessário ver o que se passava...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
...depois de se ter limpo a côdea de 25 anos, apareceu o responsável!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Bem, só espero que este fim-de-semana esteja sol, pois se o prometido for cumprido, cabelos ao vento, sol na moleirinha aqui vai a família Pinto curtir um "test-drive"...
A conta paga-se depois...
Depois de me ter sido garantido que esta semana ficava pronta, estas são as ultimas da AG.
Tem umas saias de jornal para proteger a pintura, uma vez que está a levar com o anti-gravilha.
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
O tanque de gasolina saiu fora, uma vez que vertia um pouco e era necessário ver o que se passava...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
...depois de se ter limpo a côdea de 25 anos, apareceu o responsável!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Bem, só espero que este fim-de-semana esteja sol, pois se o prometido for cumprido, cabelos ao vento, sol na moleirinha aqui vai a família Pinto curtir um "test-drive"...
A conta paga-se depois...
Última edición por miguelpinto el Jue Dic 18, 2008 3:47 pm, editado 1 vez
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
25/06/2007
Finalmente chegaram as tão esperadas porcas cónicas, feitas por encomenda...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Finalmente chegaram as tão esperadas porcas cónicas, feitas por encomenda...
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
26/06/2007
O prometido é devido...
Depois de 200km de test drive, finalmente o resultado final do trabalho. Fica apenas pendente o novo capôt!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Venham de lá as críticas e opiniões...
Assim que possível, juntarei a relação do serviço bem como os valores.
Espero que gostem do resultado, para mim valeu a pena!
O prometido é devido...
Depois de 200km de test drive, finalmente o resultado final do trabalho. Fica apenas pendente o novo capôt!
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
Venham de lá as críticas e opiniões...
Assim que possível, juntarei a relação do serviço bem como os valores.
Espero que gostem do resultado, para mim valeu a pena!
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
MAGNIFICO TRABAJO, IMPRESIONANTE.
Muy buen trabajo realizado a tu R-4, la verdad que parece nuevo, como recién sacado de la Renault.
Gracias por compartir toda la restauración con nosotros, la verdad que es un trabajo muy bien realizado y muy bien terminado.
Un saludo
Muy buen trabajo realizado a tu R-4, la verdad que parece nuevo, como recién sacado de la Renault.
Gracias por compartir toda la restauración con nosotros, la verdad que es un trabajo muy bien realizado y muy bien terminado.
Un saludo
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Impresionante
lo mismo tengo que hacer en mis dos sietes
miedo me da la factura
por cuanto te salió miguel??
lo mismo tengo que hacer en mis dos sietes
miedo me da la factura
por cuanto te salió miguel??
valente- Renault Alpine
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Pués la verdad que muy buen precio para todo lo que te han hecho en el coche
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Miguel te quedo genial, anda tirate al rollo y dime el codigo de la pintura.
4ROMBOSTL- Socio
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Bueno, de momento no puedo porque el coche queda aparcado en otra casa...
...pero penso que juanlu lo sabe, el codigo de la pintura!
...pero penso que juanlu lo sabe, el codigo de la pintura!
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Tremenda restauración, Miguel!!
Vi tu coche en vivo, y me encantó!! Tiene detalles de muy buen gusto, como el propietario, jeje!!
Un abrazo!!
Vi tu coche en vivo, y me encantó!! Tiene detalles de muy buen gusto, como el propietario, jeje!!
Un abrazo!!
Oscar_4Clan- Renault Alpine
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Sin palabras y al ver el precio.... me he quedado mudo.
No tengo ninguna posibilidad de ahorrar, pero de verdad que sin dudarlo hubiera llevado uno de mis Rs alli.
Mis ojos disfrutan con ese coche.
un saludo!!
No tengo ninguna posibilidad de ahorrar, pero de verdad que sin dudarlo hubiera llevado uno de mis Rs alli.
Mis ojos disfrutan con ese coche.
un saludo!!
Karpetano- Secretario
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Impresionante Miguel, realmente impresionante.
El Codigo de la pintura es el que se ve en la foto.
Le hice la foto porque de todos los r4 que he visto el color del coche de Miguel me parece impresionante.
un saludo
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
El Codigo de la pintura es el que se ve en la foto.
Le hice la foto porque de todos los r4 que he visto el color del coche de Miguel me parece impresionante.
un saludo
[Tienes que estar registrado y conectado para ver esa imagen]
juanlu4l- Socio
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
A la vista del resultado y por supuesto del precio habrá que pensarse de cara a una restauracion completa el darse una vueltecita por Portugal.
En cuanto tiempo te hicieron este trabajito.?
En cuanto tiempo te hicieron este trabajito.?
Re: Restauro del R4 de miguelpinto
Bueno, en el inicio de cada entrega de fotos queda la fecha en que han sido sacadas.
+/- 6 meses.
+/- 6 meses.
Página 1 de 3. • 1, 2, 3
Clasicos Renault :: TALLER ::
Página 1 de 3.
Permisos de este foro:
No puedes responder a temas en este foro.